quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Documentário Lixo Extraordinário

Famoso artista plástico Vik Muniz, sucesso de público e crítica
O documentário “Lixo Extraordinário” (“Waste Land”), com lançamento no Brasil nesta sexta-feira, 21, em São Paulo e Rio de Janeiro. Dirigido pela britânica Lucy Walker e pelos brasileiros João Jardim e Karen Harley, premiado na audiência Panorama no Festival de Cinema de Berlim e pela organização de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional (AI), além de ser um dos 15 filmes pré-selecionados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que irão concorrer a uma indicação ao Oscar de melhor documentário.

Assista o trailer de Lixo Extraordinário (Waste Land)



Filmado ao longo de três anos, “Lixo Extraordinário” acompanha o famoso artista plástico brasileiro Vik Muniz, nascido em 1961, em sua viagem do bairro nova-iorquino do Brooklyn (EUA), onde vive, até Jardim Gramacho, Duque de Caxias, Rio de Janeiro.

Vik Muniz fotografou no local um grupo de catadores. O objetivo inicial era pintar retratos dos catadores com lixo, mas o trabalho do artista com eles, longe de Jardim Gramacho, revela a dignidade e desesperança destas pessoas.

“Waste land desafia nossos preconceitos e ideias preconcebidas sobre pessoas que vivem nos extremos da sociedade. Retrata os protagonistas como pessoas com dignidade e abre o coração do espectador para a possibilidade de uma transformação através da coragem e da criatividade”, destacou a AI ao conceder o prêmio de 5.000 euros.

“Quando conheci o trabalho de Vik Muniz, fiquei fascinada. Ele já havia feito uma série de obras maravilhosas usando lixo. O uso de materiais usados é algo que o distingue. Quando começamos a conversar, soube que uma colaboração entre Vik e os catadores seria potencialmente muito dramática”, declarou Lucy Walker.

Entre 3.000 e 5.000 pessoas vivem perto do aterro e outras 15.000 subsistem do que retiram de Jardim Gramacho. “Estas pessoas estão no outro extremo da cultura de consumo. Pensava que encontraria pessoas derrotadas e destruídas, mas eles são sobreviventes”, destaca Muniz.

Informações Técnicas:

Título no Brasil: Lixo Extraordinário

Título Original: Waste Land

País de Origem: Brasil / Reino Unido

Gênero: Documentário

Tempo de Duração: 90 minutos

Ano de Lançamento: 2010

Estréia no Brasil: 21/01/2011

Estúdio/Distrib.: Downtown Filmes

Direção: João Jardim / Karen Harley / Lucy Walker






Nenhum comentário: